Conheça o aplicativo que descobre a marca e modelo do tênis automaticamente!

A Netshoes, grande loja online de artigos esportivos, lançou em 2013 um aplicativo que chamou a atenção dos fãs das atividades físicas e ainda ajudou o grupo a entender melhor seus consumidores.
Com essa grande opção de modelos de tênis, às vezes vemos algum na Internet ou no pé de alguém, mas não conseguimos encontrá-lo para comprar.
Foi pensando nisso que a Netshoes criou o aplicativo “Netshoes Click”.

O que o aplicativo faz?

Basicamente, o aplicativo foi criado para o cliente conseguir encontrar com maior facilidade um modelo de tênis que ele gostou.
Para usar, é só ter uma foto do tênis salva na galeria ou tirá-la na hora de usar o aplicativo.

Netshoes click

Como funciona?

Quando o aplicativo é aberto, a tela mostra um desenho em formato de tênis, onde a imagem do modelo que o usuário quer encontrar deve ser encaixada.
É possível utilizar tanto imagens salvas na galeria do celular como tirar a foto na hora.
A partir disso, o aplicativo identifica o modelo utilizando algumas características, como a cor, a marca e modelo.

Aplicativo Netshoes Click

Depois de comparar essas informações com o banco de imagens do aplicativo, o “Netshoes Click” apresenta o modelo exato ou os similares, dando mais opções ao cliente.
Depois, se quiser comprar o modelo, o cliente é redirecionado para o site da Netshoes.

Opções Netshoes Click

Modelos disponíveis

Inicialmente o aplicativo tinha cerca de 5 mil modelos de tênis em seu banco de dados.
Mas, a ideia do aplicativo era que ele fosse crescendo a partir do uso dos consumidores, fazendo com que o aplicativo ficasse mais preciso a cada dia.
Além disso, a partir do uso do aplicativo, a Netshoes pôde acompanhar as preferências dos consumidores e desenvolver novas formas de vendas.
Um exemplo disso foram os aplicativos de vendas, criados nos anos seguintes e que são um exemplo para a área de e-commerce.

Aplicativos similares

Após o lançamento do “Netshoes Click”, a empresa disse que também buscava criar aplicativos de reconhecimento de outras peças de roupa, como blusas, calças e vestidos.
Até o momento, a empresa não lançou nenhum aplicativo com essa função, apesar de ter realizado teste com camisetas após o lançamento do “Netshoes Click”.
Ao invés de criar esse serviço, a empresa focou em melhorar seu site, criar um novo nicho (com a Loja Zattini) e, principalmente, desenvolver seus aplicativos de compras para smartphones e tablets, o que não era tão comum na época.

Aplicativo de compras da Netshoes

Criado em 2014, o aplicativo foi um dos primeiros a possibilitar que os consumidores pudessem realizar suas compras usando somente um smartphone ou tablet.
O aplicativo faz muito sucesso entre os clientes principalmente pela praticidade, já que ele não utiliza o plano de dados do celular para funcionar, podendo ser acessado sempre.
Segundo a empresa, as vendas feitas por smartphones ou tablets cresceram em 267% no primeiro trimestre de 2016.

Aplicativo Zattini
Um dos motivos deste crescimento é utilizar a estratégia de distribuição de cupons de desconto para incentivar e alavancar as vendas. Um dos principais sites parceiro neste segmento é o CupomVálido, que é responsável por divulgar cupons tanto da Netshoes, quanto da Zattini.
A Zattini, loja virtual de roupas e acessórios que faz parte do grupo Netshoes, também ganhou aplicativo com a mesma proposta.

Todos os aplicativos do grupo Netshoes são gratuitos e compatíveis com sistemas iOS, Android e Windows Phone.